Biblioteca Arthur Moura – TFG
Após identificar algumas necessidades ao analisar o bairro do Cambuci, resguardando a função social e diretrizes basilares da cidadania, optamos pela proposta de uma Biblioteca com tecnologia inovadora em relação ao que existe hoje no bairro.
A Biblioteca deverá contar com espaços de exposições, salas de interações multimídias, sala de estudo, acervo, auditórios e espaço infanto-juvenil. Além de todo enriquecimento cultural agregado trouxemos a proposta de integração social e cultural para as crianças com síndrome de down e autismo, com uma brinquedoteca temática voltada as suas necessidades na finalidade de despertar a curiosidade e atenção desses cidadãos, auxiliando no desenvolvimento de sua fala, escrita e coordenação motora.
Suprindo a necessidade de um lazer educativo, também importante a região, foi reservado um espaço para o cinema ao ar livre, inovado pelo clássico, com sessões abertas que acontecerá aos finais de semana para todo o público.
Objetivos:
Temos como objetivo a melhoria da circulação considerando que o local pode ser frequentado a qualquer hora do dia ou da noite, possibilitando ao público acesso livre pela quadra aberta e com total segurança; uma vês que, a própria presença do usuário contribui com mais segurança local.
Conceito:
Quadra aberta permitindo reinventar a rua, com aberturas visuais a iluminação natural do sol, impondo alinhamentos das formas.
Partido Arquitetônico:
De frente para o Largo do Cambuci o edifício da Biblioteca propõe uma Arquitetura totalmente diferente do que já se viu na região.
Seu formato desconstrutivista traz leveza e visibilidade, propositalmente no 2° andar de Exposições; foi elaborado um pavimento sustentado por pilares saindo do edifício projetado para se ter vista total do Largo, como ponto visual e Marco Arquitetônico.